terça-feira, 26 de maio de 2009

Aborto


“O aborto na adolescência tem crescido, nos últimos anos na mesma proporção que a gravidez. De 1 milhão de adolescentes de 10 a 19 anos que ficam grávidas a cada ano, mais de 200.000 abortam. A maioria é da classe média.”


A vida humana é inviolável e deve ser protegida. Com os recursos actuais, o aborto por decisão unilateral, sem mais explicações, só porque não se quer ou não se deseja ter um filho, não parece uma atitude eticamente correcta nem desejável face aos meios disponíveis para evitar ter filhos.





O que é o aborto?


O aborto ou a interrupção voluntária da gravidez é a remoção ou expulsão prematura de um embrião ou feto do útero, resultando na sua morte. Provoca o fim da gestação e consequentemente o fim da vida do feto mediante técnicas médicas e cirúrgicas.







Onde e como se faz o aborto?




Quando a mulher tem intenções de fazer uma Interrupção Voluntária da Gravidez (IVG), tem de se dirigir ao seu Centro de Saúde.
A equipa que a receber tem, em primeiro lugar, de efectuar um teste de gravidez, caso a mulher ainda não o tenha feito, para confirmar a mesma.
De seguida é marcada uma consulta para o seu médico de família onde será efectuado o historial pessoal e clínico. Estes dados são inseridos num programa comum com o Hospital.
Já no Hospital, têm lugar as consultas. Em cada uma, serão efectuados diversos exames e ponderadas algumas situações.






Sem comentários:

Enviar um comentário