quarta-feira, 27 de maio de 2009

Planeamento Familíar

Como funciona o planeamento familiar?








Não importa a idade ou o sexo, todos cidadãos podem recorrer ao planeamento familiar para obter informações sobre sexualidade, métodos contraceptivos, planeamento de uma gravidez ou adopção.
Os indivíduos, ou os casais, que consultem um profissional do planeamento familiar podem adquirir conhecimentos úteis para tomar decisões importantes de forma livre e responsável.
Assim, se é adolescente e o seu corpo está a mudar, se pretende ter filhos e precisa de informações, se não sabe que método de contracepção usar ou se não consegue responder às perguntas dos seus filhos, recorra ao planeamento familiar e aconselhe-se sobre o que deve fazer.





Quem pode beneficiar dos Serviços de Planeamento Familiar?





Tanto os homens como as mulheres de todas as idades e estratos sociais precisam de cuidar da sua saúde sexual, por isso os serviços de planeamento familiar são dirigidos à população em geral.
Os serviços de planeamento familiar recebem assim um sem-número de casos, como por exemplo jovens que querem começar a ter relações sexuais, indivíduos ou casais que ambicionam ter filhos, cidadãos que pensam iniciar um processo de adopção ou pais que precisam de aprender a comunicar com os filhos sobre sexo.





Consulta de Planeamento Familiar:




A consulta do planeamento familiar é prestada por um profissional, que, de acordo com os princípios da isenção, ética e sigilo, recomenda as melhores medidas a tomar em diversos momentos das nossas vidas, segundo normas comprovadas.



Durante a visita a um serviço de planeamento familiar, o cidadão, dependendo da situação em que se encontre, deve aproveitar para:


  • Esclarecer todas as suas dúvidas sobre a forma como o seu corpo se desenvolve e funciona em relação à sexualidade e à reprodução;



  • Pedir informações sobre os métodos contraceptivos disponíveis no mercado e tentar saber qual é o mais indicado para si;



  • Conhecer as consequências de uma gravidez indesejada;



  • Aconselhar-se sobre como agir se não está satisfeito com a sua sexualidade;



  • Partilhar informações que possam conduzir ao diagnóstico de doença ou infecção sexualmente transmissível;



  • Saber que terapias de infertilidade existem;



  • Tirar dúvidas sobre esterilidade voluntária;



  • Receber gratuitamente contraceptivos que não precisem de receita médica.


Esta consulta funciona também como rastreio de patologias que são depois encaminhadas para outras especialidades da saúde, como são os casos de infecções sexualmente transmissíveis, como VIH, hepatites B e C, sífilis ou herpes genital, e de outros males como o cancro da mama e do colo do útero.



Onde encontrar o Planeamento Familiar?




O planeamento familiar está disponível gratuitamente em todos os centros de saúde e em alguns hospitais e maternidades. Recomenda-se sempre, em primeiro lugar, a visita às unidades de saúde da sua área de residência, sendo que para saber os seus contactos e localizações aconselhamos que efectue uma pesquisa no Portal da Saúde, na área “Prestadores de Serviços de Saúde”.



Pode também encontrar serviços de planeamento familiar nas escolas de Ensino Básico e Secundário, bem como junto dos serviços de saúde e acção social dos estabelecimentos de Ensino Superior.



Dedicados aos mais jovens, há igualmente Gabinetes de Apoio à Sexualidade Juvenil ou Centros de Atendimento a Jovens (CAJ) junto das Delegações Regionais do Instituto Português da Juventude, que atendem os mais novos com dúvidas nesta área.




Para além disso, existem associações, como a Associação para o Planeamento da Família ou a Associação Família e Sociedade, que também prestam aconselhamento sobre planeamento familiar, quer através de centros de atendimento presenciais quer mediante uma linha de atendimento telefónico.





Todos estes prestadores de serviços de planeamento familiar funcionam em horários diferentes e em dias úteis distintos, por isso o utente deve tentar perceber qual o dia mais apropriado para se dirigir até ao local.


Planeamento Familiar por Telefone:










Dada a sensibilidade dos assuntos relacionados com o planeamento familiar, muitos cidadãos preferem recorrer a este tipo de serviços através do telefone. Tal como nas consultas presenciais, as pessoas que fizeram chamadas para linhas de atendimento vêem o seu anonimato assegurado.




Os serviços telefónicos são:





  • 808 222 003 é o número da “Sexualidade em Linha”, um serviço do Instituto Português da Juventude que dá auxílio sobre sexo, contracepção, gravidez, infecções sexualmente transmissíveis, e desenvolvimento ou crescimento emocional e afectivo, entre as 10:00h e as 19:00h, nos dias úteis, e as 10:00h e as 17:00h, aos sábados.



  • “Dificuldades Sexuais” da Sociedade Portuguesa de Andrologia - 808 206 206;



  • “Centro Aparece”, Centro de Atendimento a Jovens da Lapa - 21 393 24 77;



  • Associação Ilga - Portugal (apoio à homossexualidade) - 21 887 61 16;



  • DROP - IN (apoio à prostituição) – 21 885 32 49;



  • Linha da Menopausa – 800 201 805;



  • Centro de Apoio a Jovens em Coimbra - 808 200 429.

Sem comentários:

Enviar um comentário