domingo, 24 de maio de 2009

Métodos Contraceptivos Químicos

Pílula


Comprimido feito à base de hormonas sintéticas que são similares às hormonas femininas produzidas naturalmente pelos ovários (estrogénios e progesterona).
A pílula impede a ovulação e, consequentemente, uma gravidez. Existem vários tipos de pílulas, pelo que deverá ser um médico a aconselhar qual a mais indicada.
É um método bastante eficaz desde que não existam esquecimentos, a ingestão de outros medicamentos que possam anular o seu efeito e à ocorrência de episódios de vómitos ou diarreia.



Pílula do dia seguinte


Consiste na toma duma pílula especial nas 72 horas seguintes ao acto sexual (duas tomas com um intervalo de 12 horas). Quanto mais cedo for o início do tratamento, maiores serão as probabilidades de sucesso.
Não deve ser utilizada como método contraceptivo mas apenas numa situação de emergência, por causa da elevada concentração de hormonas.




Injecções hormonais


Injecções constituídas por hormonas que se vão libertando de modo contínuo durante determinado tempo (geralmente são de três meses).






Implante


É uma pequena vareta do tamanho de um fósforo que é colocada sob a pele, no lado interno da parte superior do braço.
Vai libertando lentamente uma hormona que evita a libertação mensal de ócitos II do ovário. Também evita que o esperma alcance o útero.


Adesivo



Trata-se de um adesivo fino, bege, que pode ser usado em quatro áreas do corpo: as nádegas, peito (excluindo os seios), costas ou parte externa do membro superior.
Contém hormonas que são rapidamente libertadas através da pele para a corrente sanguínea durante sete dias. Cada adesivo deve ser mudado semanalmente durante três semanas, seguido por uma semana “sem adesivo”, quando aparece a menstruação.



Espermicidas

São produtos químicos que podem ser apresentados sob a forma de espuma, creme ou óvulos.
Destroem ou imobilizam os espermatozóides, inibindo a sua passagem para o útero. O espermicida deve ser introduzido na vagina antes das relações sexuais.

Sem comentários:

Enviar um comentário